17 de março de 2010

Quais as diferenças básicas entre um sistema operacional de 32 bits e um de 64 bits?

Basicamente a diferença entre um processador de 32 bits para um de 64 bits é, inicialmente, que um tem o dobro de capacidade de processamento de bits, o que torna o desempenho de um PC com CPU 64 bits melhor. Além disso, em termos práticos, o processador de 32 bits identifica até 4 GB de memória RAM, enquanto o de 64 bits aceita acima dessa quantia, dependendo das especificações de hardware da placa-mãe.
Por haver esses dois tipos de arquitetura, instalar drivers ou programas no computador exige atenção, pois caso o software seja incompatível, ele pode não funcionar ou causar travamentos.
Sistemas operacionais como Linux, Windows (a partir do XP), Mac e programas como o Autocad têm versões específicas para a plataforma de 64 bits.

Como descobrir se é um processador 32 bits ou 64 bits?

Para verificar se o processador é de 32 bits ou 64 bits de forma simplificada, há duas opções de programas para ajudar na tarefa: o CPU-Z e o Everest.

Após baixar e instalar o CPU-Z e executá-lo, vá na guia CPU e veja o item Instructions. Se estiver escrito x86-64, o processador é de 64 bits. Se tiver só x86 e não tiver a instrução descrita anteriormente, o processador é de 32 bits. O software é gratuito e está todo em inglês, você pode baixa-lo pelo link: http://www.baixaki.com.br/download/cpu-z.htm.


Já o Everest é shareware (pago), porém é possível, mesmo na versão para avaliação, descobrir aspectos básicos do hardware instalado na máquina. Para saber de quantos bits é o processador, com o Everest instalado, vá no item Placa-mãe e clique em Processador. Ao lado direito verifique o item Conjunto de Instruções. Se tiver escrito x86, o processador é 32 bits. Caso esteja escrito x64 ou x86-64, o processador é 64 bits, já este você pode baixar no link: http://www.baixaki.com.br/download/everest-ultimate-edition.htm.

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/dicas/sua-duvida/2010/03/17/quais-as-diferencas-entre-um-sistema-de-32-bits-e-um-de-64-bits.jhtm